Sites Grátis no Comunidades.net
Translate this Page
ajudem-nos
gostaram desse novo visuall?
Sim
Não
Ver Resultados

Rating: 3.1/5 (3528 votos)




ONLINE
1






 

Clique-me e siga-me no Twitter

Web Site Monitorado pelo Sentinela Web

Serviço de Monitoramento Sentinela Web

 

 

 

 

 

Link112

Link112


como criar uma radio

como criar uma radio

Criando uma rádio em 12 minutos com Flash
Fazer uma rádio virtual não parece uma tarefa fácil, mas pode ficar mais simples utilizando o Flash MX, da Macromedia. Essa versão do programa trouxe avanços como o suporte nativo a códigos e objetos XML e também a possibilidade de inserir textos e até arquivos MP3 de forma dinâmica. Graças a isso, em apenas 12 minutos conseguimos montar uma rádio online com três canais, utilizando objetos específicos para esse fim. Para você montar a sua rádio, além do Flash MX será necessário ter os scripts que façam a rádio operar. Eles estão disponíveis para download clicando aqui .

Antes de começar, é bom já ter em mente como será a sua estação, ou seja, como serão os botões, qual será o nome, como será o design e — claro — quais músicas serão incluídas.

1. Com o Flash MX aberto, crie um novo arquivo e no quadro Properties defina o tamanho que terá sua rádio virtual. Em nosso caso, fizemos a Estação INFO com 250 x 150 pixels.

2. No menu principal clique na opção Insert e escolha New Symbol. Uma janela Create New Symbol será aberta. Selecione a opção Movie Clip e dê o nome xmlObj para o objeto. Dê um comando Control+L e a biblioteca será aberta, aparecendo o objeto criado. Clique nele e arraste-o para a rádio. Depois abra a janela Action e insira o script “cxml”, disponível no arquivo baixado. Em seguida, com o objeto selecionado vá até Propriedades (Properties) e onde aparece digite cxml. O objeto xmlObj fará o Flash conversar com o arquivo XML. Ele é o motor da nossa rádio.

3. Agora crie uma layer na Timeline e dê a ela o nome de Ações. É aconselhável que você inclua cerca de cinco frames nessa primeira layer. E para isso basta clicar cinco vezes na tecla F5. Clique no primeiro frame e em seguida abra a janela Actions Frame. No quadro branco que aparece à direita da janela insira o script Ações, também diponibilizado no arquivo baixado. Ele cuidará das ações que cada botão da rádio vai executar.

4. Quem não tiver nenhum botão disponível para a rádio pode utilizar os que são oferecidos pelo próprio Flash MX na opção Common Libraries. Serão necessário seis botões. Para músicas: Avançar, Voltar, Parar e Tocar. Para estações: Avançar e Voltar. Clique em cada um deles e arraste-os para o local exato que eles devem ficar.

5. Escolhidos os botões, será necessário definir as ações deles. Vamos começar pelo Voltar. Clique no botão correspondente e depois na janela Actions - Movie Clip. Nela selecione as opções Actions/Movie Control e dê um duplo clique na opção On. Uma janela será aberta ao lado. Dê um duplo clique na opção Release. Aparecerá o seguinte código:

on (release) {
}

Como estamos configurando o botão Voltar, precisamos escrever o comando radioPrevious(); entre as chaves para que ele funcione. O resultado final dessa operação é o código

on (release) {radioPrevious();
}

6. Agora precisamos fazer o mesmo para os outros botões. No caso do Stop o comando é

on (release) {radioStop();
}

7. Para o Play o comando é

on (release) {radioPlay();
}

8. Para o botão Próxima música o comando é

on (release) {radioNext();
}

9. No botão que irá mudar as estações dessa rádio online o comando deve ser

on (release) {stationNext();
}

10. Já para retroceder o comando é

on (release) {stationPrevious();
}

11. Também precisamos definir o espaço onde aparecerá a identificação das músicas. Na Estação INFO decidimos deixar três campos: um com o nome da música, outro com o do cantor e outro com o do canal.

12. Para inserir um texto abra a janela de ferramentas e selecione a opção A. Em Propriedades (Properties) na janela Text Tool selecione Dynamic Text. E no quadro onde está montando a rádio selecione o espaço onde você quer que apareça o nome do canal. No quadro Var, que aparece em Propriedades, digite txtStation.

13. Agora abra um outro espaço na tela para inserir o nome da música e no quadro Var digite txtTitle.

14. Repita o mesmo processo na criação do nome do cantor e no campo Var digite txtComposer.

15. Feito isso, é necessário incluir mais um script. Selecione o segundo frame na Layer, abra a janela Actions e insira o código “para”, que também está disponível no arquivo baixado.16. Não se esqueça de editar o arquivo XML chamado radio.xml, que também foi baixado. Abra-o no Notepad ou em outro editor HTML e ponha os nomes das estações, das músicas, dos cantores e do arquivo MP3 entre as TAGs correspondentes.

17. Por fim, vá ao menu Principal e selecione a opção Publish. Isso fará com que o arquivo Flash com extensão “.fla” seja transformado em outro com extensão “.swf”. Para a rádio funcionar sem problemas todos os arquivos devem ficar no mesmo diretório.