Sites Grátis no Comunidades.net
Translate this Page
ajudem-nos
gostaram desse novo visuall?
Sim
Não
Ver Resultados

Rating: 3.1/5 (3528 votos)




ONLINE
1






 

Clique-me e siga-me no Twitter

Web Site Monitorado pelo Sentinela Web

Serviço de Monitoramento Sentinela Web

 

 

 

 

 

Link112

Link112


Oque e-sport?

Oque e-sport?

-Sports – ou eSports - é um termo que literalmente significa “Esportes Eletrônicos”.

Tomando cuidado de evitar polêmica exaustiva sobre conceito de esportes, a idéia central é que jogos encarados como E-Sports não são simples passatempos, mas atividades que englobam muito do que um esporte tradicional proporciona, mas em uma plataforma eletrônica.

 É importante observar que, de uma comunidade envolvida com um jogo, não necessariamente todos seus membros são envolvidos ou engajados com o E-Sport. Em outras palavras, de comunidade de pessoas que gostam e jogam um determinado jogo, parte consiste de jogadores casuais, e parte consiste de praticantes de um E-Sport.

A analogia que pode ser traçada para ilustrar este conceito é a diferença entre o jogador que pratica o futebol com seriedade e regularidade, buscando sempre melhorar; e o jogador de futebol que se envolve apenas por diversão, de maneira ocasional – na tal “pelada” de fim de semana. Note o leitor que não é uma questão de ser bom ou ruim no que faz, mas uma questão de postura!


UM  BOM EXEMPLO

 

 

O StarCraft é o melhor exemplo do que o conceito significa.

O jogo exige coordenação motora, velocidade, muita análise crítica e tudo isto sob um fator limitante de tempo. Não há tempo disponível para ficar planejando e pensando na melhor ação ou reação a ser tomada.

Ocorre que o StarCraft  é um jogo de estratégia em tempo real (Real Time Strategy ou “RTS”) , o que significa que você não pode parar e pensar no que fazer – ao contrário do Xadrez, que é  um jogo de estratégia baseado em turnos.

Além disso, no StarCraft há um forte componente de incerteza, dado que você não tem visão das peças do seu oponente durante todo o jogo, como tem no xadrez. A isto chamamos “neblina de guerra”, o que além de um componente mais realista, torna o jogo mais interessante e surpreendente.

Cabe a cada jogador providenciar a obtenção de informações sobre o posicionamento inimigo no campo de batalha, chegando a suicidar contingentes inteiros de tropas apenas com a finalidade de obter informação ou de enganar o inimigo.  Isto mostra quão grande é o valor da informação no StarCraft!


 

 

 

COMO FUNCIONAM E SE SUSTENTAM?

Se o grande público não pudesse ver o jogo do seu time favorito de futebol, dificilmente haveria fluxo de recursos que justificasse tanto investimento em estrutura para realização de grandes e ventos, com atletas de elite etc.

Da mesma forma, os E-Sports tem como plataforma a tecnologia, tanto para sua realização, como para sua difusão.

Em resumo: Os E-Sports só se sustentam porque existe o ” SHOW. É aí que entra o ShoutCaster.

 

  
Torneio de StarCraft 2 na Blizzcon em 2011 e a celebração do grande campeão, MMA.

 


 

 

 

 

O SHOUTCASTER

O papel do ShoutCaster é transmitir para quem está assistindo a emoção do jogo e outras informações relevantes, principalmente levando em consideração que boa parte do público não é totalmente familiarizada com os conceitos do jogo.

Cada um com sua característica pesosal, este profissional tem o objetivo não apenas de apresentar o jogo, mas de atrair o público para os eventos, e tem a responsabilidade de dirigir seus olhares quando acompanha os jogos.

 

Shoutcasters analisando as partidas e animando o público.

 


 

 

 

 

CYBER ATLETAS

Um jogador profissional tem uma rotina muito semelhante à de um praticante de qualquer outro tipo de esporte.

O jogo deve ser encarado com disciplina, e são feitos treinamentos que vão do plano conceitual ao trienamento de habilidades físicas.

Duvida?

Um jogador profissional de StarCraft geralmente tem uma coordenação motora com o mouse tão superior à de uma pessoa comum, quanto à que um jogador de baseball tem para colocar efeitos exatos e arremessar uma bola.

A média de Ações Por Minuto (“APM”) de um jogador profissional ultrapassa facilmente uma centena, chegando em momentos críticos ao patamar de 300 APM. Para comparar, um jogador casual raramente atinge ou ultrapassa a faixa das 50 APM. Este tipo de diferenciação é resultado de longas horas de treinamento e grande comprometimento.

Mas isto é só parte da questão.

É necessário muito entendimento e muita elaboração conceitual para ser um jogador profissional. Não é possível chegar nesse nível em pouco tempo. Apesar de ser possível subir às ligas altas, o que diferencia um jogador de nível profissional de um oportunista é justamente a consistência na qualidade das decisões que toma o profissional.

Há verdadeiros compêndios estratégicos elaborados por jogadores experientes, codificados na forma de livros, de vídeos disponíveis na web. Além disso, há também sites que oferecem serviços de coaching (treinamento) para jogadores interessados.

 

Gamer house na Coréia, cyberatletas praticam seu eSport favorito.

 


 

 

 

 

E NO BRASIL?

Na terra tupiniquim o fenômeno do E-Sports cresce em popularidade, principalmente com a difusão de plataformas como YouTube e outras formas de transmissão de vídeo, como os serviços de Streaming (transmissão ao vivo pela internet).

É um grande desafio angariar o apoio de patrocinadores, além de uma considerável resistência do público que não está inserido diretamente nas comunidades que possuem seu braço de E-Sports.

Além disso, com essa excessiva popularização dos chamados “Nerds”, há muita confusão sobre o que é feito em nossas comunidades, e principalmente quanto ao nível de “bitolamento” (na falta de expressão melhor) dos participantes.

O fato é que o cenário é muito promissor, com o verdadeiro E-Sport conquistando seu espaço, com o surgimento de ligas nacionais e o olhar estrangeiro para o país,  tanto como um mercado consumidor do game, quanto como um participante de peso na comunidade de E-Sports mundial – pela qualidade de seus cyberatletas.

 Materia=http://www.pedrocatv.com.br/e-sports/