Sites Grátis no Comunidades.net Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis
Translate this Page
ajudem-nos
gostaram desse novo visuall?
Sim
Não
Ver Resultados

Rating: 3.1/5 (3476 votos)




ONLINE
1






 

Clique-me e siga-me no Twitter

Web Site Monitorado pelo Sentinela Web

Serviço de Monitoramento Sentinela Web

 

 

 

 

 

Link112

Link112


MAC OU WINDOWS?QUAL DELES E MELHOR VEJA

MAC OU WINDOWS?QUAL DELES E MELHOR VEJA

 

Mac OS ou Windows: qual deles é melhor sistema operacional? Confira

 

Mac OS ou Windows, qual deles é melhor? Está é uma questão recorrente no mundo tecnológico, gerando uma discussão intensa entre os defensores assíduos de cada sistema operacional. Neste artigo, o TechTudo apresenta algumas das vantagens que o Mac OS possui em relação ao Windows e que podem ser responsáveis pelo aumento da utilização do Mac OS e pela sua maior divulgação nos últimos anos.

Segurança

Um aspecto muito discutido é a questão da segurança. Sabe-se que existem muito mais vírus para Windows do que para Mac. Isto pode ser decorrência do fato de que o sistema da Microsoft ainda possui a maior fatia no mercado e desenvolver um vírus para ele teria maior alcance, sendo mais interessante para os desenvolvedores destas ameaças.

Apesar disso, de uma forma geral, o Mac OS é mais seguro, pois o seu núcleo é baseado no BSD (uma versão de UNIX) e ele herda um sistema de permissões que garante uma maior proteção a arquivos críticos do SO. Além disso, a Apple implementa um modelo em todos os aplicativos instalados precisam explicitamente informar o usuário sobre sua origem. O usuário é alertado caso o software venha de uma fonte não confiável e sempre que são feitas mudanças críticas no sistema, o Mac OS pede a senha de administrador para continuar a operação.

iMac que está no mercado desde 2009 (Foto: Divulgação)iMac que está no mercado desde 2009 (Foto: Divulgação/ Apple)

No Mac OS Mountain Lion, a Apple implementou outro mecanismo de segurança chamado deGatekeeper, que proíbe a instalação de programas que não sejam baixados através da App Store, a não ser que o usuário indique explicitamente esta vontade.

Outro ponto interessante do Mac OS é o suporte à encriptação de todo o disco. Desta forma, mesmo que o computador seja roubado, ninguém não consegue acessar os dados do dono. Mesmo que ladrão consiga acessar o Mac, o dono pode programá-lo para apagar as informações assim que a máquina tiver conectividade com a internet.

Assim, no quesito segurança, o Mac OS oferece uma maior vantagem em relação ao Windows, pois ele utiliza um sistema de permissões baseado em UNIX e possui mecanismos que dificultam a instalação de softwares de fontes não confiáveis e protegem o disco de acessos indevidos.

Facilidade na gerência de aplicativos

Desde a versão Snow Leopard do Mac OS X, a Apple disponibiliza a App Store (lançada há aproximadamente dois anos), um sistema de compra de aplicativos totalmente integrado ao sistema operacional. A partir dela, pode-se adquirir programas das mais diversas áreas, como ferramentas de produtividade, jogos,  softwares de escritório, players de vídeo, dentre outros. Além disso a loja detecta a necessidade de atualizar os programas e permite fazer o upgrade de forma simples e intuitiva. O Windows 8 introduziu a sua própria loja de apps, mas ela ainda não oferece uma grande variedade de opções.

Revista da Editora Globo agora estão diponíveis na App Store (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Revista da Editora Globo agora estão diponíveis na App Store (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))A App Store  da Apple permite comprar programas com facilidade e segurança (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Outra vantagem na gerência de softwares do Mac OS é a facilidade de instalar e desinstalar os programas, que na grande maioria são autocontidos. Ou seja, as informações relacionadas aos aplicativos são guardadas dentro de seu próprio contêiner. Desta forma, caso o usuário queira remover um app, basta excluir o contêiner (representado pelo ícone do aplicativo) da pasta de aplicativos ou clicar na launchpad, esperar o botão com um X aparecer e clicar sobre ele para remover completamente o aplicativo.

O Windows por sua vez utiliza um sistema de registros em que a instalação de programas acaba por deixar uma série de rastros pelo sistema operacional, o que torna difícil a sua remoção completa e pode deixar vestígios no registro que atrapalham o desempenho do computador no futuro.

Mecanismos de busca

O Mac OS oferece desde suas versões mais antigas um mecanismo muito eficiente de busca de informações chamado de Spotlight. O Spotlight é totalmente integrado ao sistema e realiza a indexação inteligente de todas as informações contidas no seu computador. Desta forma, pode-se encontrar rapidamente arquivos de um determinado tipo, como vídeos, mp3, pdfs, entre outros. Além disso, o usuário consegue buscar por e-mails contidos no programa Mail da Apple e também realizar pesquisas de acordo com etiquetas ou tags associadas aos arquivos, bem como buscar informações diretamente na internet.

Produtividade

O sistema Mac OS é orientado à simplicidade e produtividade. Dentre as funcionalidades voltadas para a produtividade existe o Resume, que permite o repouso e retorno praticamente instantâneo do sistema. Esta função permite que colocar o computador para "dormir" e voltar a trabalhar de forma quase imediata. No Windows, este processo geralmente demora alguns incômodos segundos, porque depende de drivers específicos de cada máquina e de como o mecanismo foi implementado pelos diversos fabricantes dos computadores que executam o SO da Microsoft.

Além disso, o Mac OS permite salvar o estado atual do Mac, de forma que se você precisar reiniciar ou desligar o Mac, ele pode retornar a configuração atual de aplicativos e pastas abertas, da exata forma como você estava utilizando o sistema antes do desligamento.

AirDrop (Foto: Reprodução: Engadget)AirDrop (Foto: Reprodução: Engadget)

Outra funcionalidade muito útil é o AirDrop, que facilita o processo de compartilhar arquivos entre usuários do Mac. Para mandar um item para um amigo, basta entrar no AirDrop e ele apresenta os amigos que estão conectados na sua rede. Em seguida, é só arrastar e soltar o arquivo na interface e pronto.

Por fim, outra ferramenta muito útil de produtividade no Mac OS é o Auto Save, que realiza cópias de segurança automáticas de arquivos. Graças a ele é possível recuperar, por exemplo, uma versão antiga de um documento removido de forma acidental. Além disso o sistema possui a Time Machine, que integrada ao Auto Save, permite fazer e recuperar backups de forma bem prática e intuitiva. E o melhor de tudo, de maneira totalmente automatizada. Basta conectar um dispositivo externo de armazenamento e configurar a Time Machine para salvar o backup neste dispositivo.

Ecossistema e integração

A Apple se tornou mundialmente conhecida por apresentar um excelente ecossistema. O iMac, o Macbook, o iPad, o iPod e o iPhone se integram perfeitamente em um ecossistema simples e efetivo. Através da plataforma iCloud da Apple, todas as fotos, contatos, calendários, favoritos, documentos e anotações podem ser sincronizados de forma transparente entre todos os dispositivos empresa.

Novos recursos para o iCloud (Foto: Divulgação) (Foto: Novos recursos para o iCloud (Foto: Divulgação))O iCloud permite integrar todos os aparelhos da Apple (Foto: Divulgação)

Dessa forma, ao atualizar a versão do sistema ou ao comprar um novo dispositivo, pode-se facilmente carregar as informações importantes e começar a utilizá-lo sem maiores dificuldades. A maioria dos programas é intercambiável entre as plataformas iOS e os softwares comprados para um Mac podem ser baixados de forma rápida, diretamente da App Store, e sem a necessidade de se manter uma cópia de segurança. Com o Windows 8, a Microsoft está tentando desenvolver o seu próprio ecossistema de integração do Windows com o Office, o Xbox e o Outlook.com.

Nota-se que a companhia de Tim Cook possui um cuidado extremo em entregar para seus usuários um sistema operacional que se preocupa com aspectos muito importantes, como a segurança, a produtividade, a integração com outros dispositivos e a busca eficiente de informações.

Assim, o Mac OS vem se tornando cada vez mais uma plataforma de sucesso e que conquista mais usuários. Apesar de todas estas vantagens, o Mac OS não necessariamente é a solução adequada para todos os usuários, que podem encontrar mais conforto ao utilizar outros sistemas, como o Windows ou o Linux.

 

MATERIA DO SITE TECMUNDO.COM